Chuí

Estabelecimentos em Chuí

História do Chuí

Situado no extremo-sul do Brasil, o Chuí é exaltado e conhecido pelo povo brasileiro por ser o ponto mais meridional do país. É um município recém formado através de um processo emancipacionista realizado no ano de 1995 e iniciou sua primeira gestão administrativa em 1º de janeiro de 1997, sendo antes, vila do município de Santa Vitória do Palmar.
É uma das principais portas de ingresso aos grandes centros urbanos do Mercosul.
A povoação do Chuí se iniciou com alguns ranchos e casas isoladas, nas voltas da antiga guarda, em 1737. Hoje, o único resquício desta antiga guarda, é uma cacimba (cisterna) quase oculta pelos altos pastos do terreno.
Esse povoado enriqueceu graças ao comércio entre os dois países, em especial de contrabando.
A partir da década de 60, o governo brasileiro adotou uma política nacional de fazer com que os municípios de fronteira se desenvolvessem economicamente.
Este fato se concretizou com a construção da BR 471 e a vinda de imigrantes palestinos e libaneses na década de 70, passando o comércio do lado brasileiro a se desenvolver intensamente, sendo até hoje a base da economia do município.
A importância histórica dessa região deve-se ao fato de ter sido palco de muitas disputas entre portugueses e espanhóis.
Região esta, que até a inauguração da Br 471, ficou isolada do resto do Brasil, e contra tudo e todos, manteve-se vinculada ao país, pelo forte fio de patriotismo e brasilidade, visto que material e culturalmente, foi-lhe sobremodo adverso manter essa ligação.
“Nesta localidade, fronteira e linha divisória, servem sempre para unir as pessoas e nunca separá-las”.

Os comentários estão encerrados.